Clique aqui e consulte nossas políticas.
SAEMBA - Bariri
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
24 NOV 2023
ÁGUA
FINANÇAS
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
TARIFAS 2024: DECRETO DETERMINA NOVOS VALORES A VIGORAREM A PARTIR DE JANEIRO

TARIFAS 2024: DECRETO DETERMINA NOVOS VALORES A VIGORAREM A PARTIR DE JANEIRO

Em 1º de janeiro de 2024, entra em vigor o decreto n.º 6.016/2023, que estabelece os ajustes nos valores das Tarifas de Água e Esgoto e dos Preços Públicos dos Demais Serviços oferecidos pela Autarquia Municipal dos Serviços de Água e Esgoto do Município de Bariri - SAEMBA.

A mencionada medida foi publicada em 23 de novembro de 2023 pelo Prefeito Luis Fernando Foloni. As tabelas contendo os novos valores estão anexadas à referida publicação e podem ser consultadas por interessados a qualquer momento. Para a faixa de consumo de 0 a 10 m³/mês, os novos valores fixos para as categorias Residencial, Comercial e Pública serão R$27,10, R$42,93 e R$53,68, respectivamente. Os demais serviços prestados pela autarquia possuem preços uniformes entre as categorias.

À título de comparação, o valor mínimo cobrado dos imóveis residenciais, que atualmente é de R$ 20,64 ao mês, terá um aumento de somente R$ 6,46!

No que diz respeito aos serviços específicos, a ligação ramal água calçada (quando o cano do ramal está instalado até a calçada) terá o custo de R$267,40. Já a emissão e impressão de segunda via de conta no escritório da autarquia implicarão em uma taxa de R$4,04, cobrada na fatura subsequente ao mês da solicitação.

A autarquia ressalta que o reajuste de tarifas é indispensável para alinhar a arrecadação com os custos associados à prestação dos serviços. A tabela abaixo apresenta os dados de reajustes feitos nos últimos sete anos sobre os principais departamentos que geram despesas para o SAEMBA (Salário, Vale Alimentação e contas de energia - CPFL), em comparação com a fonte de arrecadação da autarquia (Tarifa de Água). Em resumo, o SAEMBA teve menor porcentagem (35%) de reajuste total em relação aos ajustes de despesas.

Tabela de reajustes em %

Fonte: SAEMBA.

Adicionalmente, o SAEMBA enfatiza que, Bariri mantém-se ao longo dos anos como a cidade com as tarifas mais baixas de água, esgoto e serviços relacionados em comparação com as principais cidades da região, e apresenta como confirmação deste fato, o gráfico abaixo com as informações de tarifação mínima de cada município:

Fonte: SAEMBA.

Consulte a tabela atualizada em Preços Públicos