Clique aqui e consulte nossas políticas.
SAEMBA - Bariri
Conheça nossa História
Autarquia Municipal dos Serviços de Água e Esgoto do Município de Bariri, ou simplesmente, SAEMBA, é uma autarquia municipal de direito público criada através da Lei Municipal n. 2.869, de 22 de setembro de 1997, na gestão do Prefeito José Cláudio dos Santos, a fim de exercer ação em todo o território do Município de Bariri, Estado de São Paulo, objetivando manter, conservar e explorar, diretamente e com exclusividade, os serviços de água potável e de esgotos sanitários.

Por ser uma Autarquia Municipal, o SAEMBA é uma entidade da Administração Pública Indireta. Isso significa que possui própria personalidade jurídica pública, patrimônio e atribuições estatais específicas. Assim, também tem autonomia administrativa e financeira para sua gestão. Seus dirigentes são nomeados pelo Poder Executivo e suas contas são subidas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - TCE-SP. Por meio de concurso público, divulgado por este portal e pela imprensa oficial do Município de Bariri, é feito o ingresso para os empregos públicos da Autarquia.

O SAEMBA, como entidade da administração pública, pode contratar obras, serviços, compras e alienações através das licitações. Um contrato pode ser feito entre órgãos ou entidades da administração pública e particulares como ajuste, sendo que há um acordo para o vínculo e são estipuladas as obrigações recíprocas. A licitação busca selecionar uma proposta mais vantajosa para a administração pública, garantindo igualdade de condições a todos que queiram contratar com o poder público. As licitações podem ter modalidades variadas, fazendo com que os prazos e a amplitude de divulgação sejam diferentes, porém quando a autarquia busca contratar algum serviço, esta licitação é sempre publicada no Diário Oficial do Município de Bariri, por meio de edital, e também fica disponível neste site.

Uma autarquia auxilia e descentraliza da administração pública os serviços interessantes à sociedade, que no caso do SAEMBA é o fornecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. Com a Lei Municipal de sua criação, a autarquia passou a ser o órgão municipal responsável por gerir, administrar e desenvolver os serviços públicos de água e esgoto na cidade.

As águas potáveis são capitadas principalmente de poços artesianos dos bairros, e do Manancial São Luis. Sendo que as aguas coletadas no Manancial passam por tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA), e é distribuído para mais de 50% da cidade.

Há previsão em breve de desativação da manancial para sua recuperação, quando for inaugurado o Poço Profundo, construído através de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, na gestão do Prefeito Abelardo Mauricio Martins Simões Filho.

Além de captar, tratar e distribuir água, é também uma função do SAEMBA recolher o esgoto e tratá-lo. Bariri já conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), tratando quase 100% do esgoto do município.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024